Início / Sua Saúde / Tipos de Obesidade – Quais São?

Tipos de Obesidade – Quais São?

Tipos de Obesidade: 9 opções que podem ser seu caso!

A obesidade é um dos problemas que vem assombrando os brasileiros. Você pode encontrar 3 tipos de obesidade, obesidade pela acumulação de gordura, obesidade pelo IMC e obesidade como fator.

Os 9 tipos de obesidade que mais atingem brasileiros e preocupam os médicos
Os 9 tipos de obesidade que mais atingem brasileiros e preocupam os médicos

Conhecer exatamente cada tipo de obesidade é fundamental para facilitar no tratamento e até mesmo descobrir as melhores práticas para retornar a uma vida saudável. Você quer saber mais sobre os tipos de obesidade? Preste atenção neste post completo com tudo sobre o assunto!

Tipos de Obesidade Pela Acumulação de Gordura

Muito se vê falar da obesidade por fator de IMC, mas ela não revela nada sobre as regiões de acumulação de gordura.

A gordura corporal da pessoa obesa pode ficar alocada/distribuída na região do quadril ou região da cintura.

Por isso, vamos falar um pouco destes dois tipos de obesidade que levam em consideração o local da acumulação de gordura.

Obesidade Visceral ou Andróide

O tipo de obesidade visceral ou andróide ocorre normalmente nos homens, leia com cuidado: normalmente! O que significa que existem muitos casos em mulheres.

Este tipo de obesidade acontece quando o acumulo de gordura se dá na região abdominal. Para fins didáticos e até mesmo por ser muito utilizado, pode-se pensar nesta forma de obesidade como uma maçã. Veja a imagem:

tipos de obesidade visceral obesidade-visceral-barriga

Para tratar este tipo de gordura visceral é preciso de atividades físicas aeróbicas específicas, já que a gordura está alocada em praticamente uma única região. Claro, será trabalhado também outras regiões, fortalecendo musculatura e emagrecendo, contudo, deve-se dar prioridade a área mais afetada.

Obesidade Subcutânea ou Ginecóide

Neste tipo de obesidade a gordura se acumula na região dos quadris, podendo, juntamente, atingir as nádegas e coxas.

tipo de obesidade subcutânea tipos de obesidade ginóide ou subcutânea

Com a prática de exercícios físicos aeróbicos e uma boa alimentação, é possível sim corrigir a obesidade subcutânea e ter um corpo saudável. Mas é preciso cuidado e um bom acompanhamento, caso contrário pode vir a ter flacidez.

Cabe destacar que existem muitas mulheres que optam por fazer cirurgia para corrigir este tipo de obesidade, ainda mais quando está em graus iniciais.

De acordo com o tamanho da cintura é possível saber a propensão a desenvolver doenças ligadas a obesidade, o famoso grau de risco, veja:

Homens Mulheres
Até 90 cm (normal) Até 80 cm (normal)
90-94 cm (risco) 80-84 cm (risco)
90-102 cm (risco alto) 84-88 cm (risco alto)
Acima de 102 cm (propensão) Acima de 88 cm (propensão)

Tipos de Obesidade Medidas Pelo IMC

O IMC (Índice de Massa Corporal) é um dos mais utilizados para determinar se uma pessoa é ou não vítima de tipos de obesidade. De acordo com o índice você pode ser enquadrado em 4 categorias: normal, sobrepeso, obesidade e obesidade mórbida.

Como Calcular o IMC

O calculo do IMC é simples, exigindo apenas a altura e o peso.

A fórmula de cálculo é a seguinte: Peso ÷ Altura².

Por exemplo, se você pela 90 km e tem 1,80 metros de altura, ficará assim:

IMC = 90 ÷ 1,80²

IMC = 90 ÷ 3,24

IMC = 27,7

Agora vou te mostrar todos os tipos de obesidade medidas pelo IMC:

Peso normal

O peso normal é aquele adequado, ou seja, é o percentual de gordura/peso recomendado para a pessoa, considerado saudável.

Para isso, o IMC deve estar entre 18,5 a 24,9.

Sobrepeso

Embora a pessoa ainda não seja considerada obesa no estado de sobrepeso, esta está iniciando a tendência. É o momento de alerta, deve-se começar uma reeducação alimentar e a prática de exercícios, caso contrário, é provável que desenvolva a obesidade.

O IMC é de 25 a 29,9.

Obesidade

Nesta etapa você já é considerada uma pessoa obesa e a probabilidade de vir a desenvolver doenças relacionadas passa a ser alta. Lembre-se, não é apenas estética, é saúde!

Você estará com IMC de 30 a 39,9.

Obesidade Mórbida

Este é um quadro gravíssimo, exige o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar e, muitas vezes, exige até mesmo graus cirúrgicos.

O IMC é acima de 40.

Tipos de Obesidade por Fatores Desencadeadores

 Alguns especialistas, principalmente aqueles que buscam trabalhar a obesidade em estados iniciais, para fins de “revertê-la” e manter a pessoa dentro de uma vida saudável, fazem uma divisão de tipos de obesidade por fatores desencadeadores, os mais comuns são:

Obesidade Nutricional

A obesidade nutricional deriva da alimentação errônea, esta é uma das mais comuns. Normalmente, está associada a outra das demais, como é o caso da comportamental ou psicológica.

Fazer uma reeducação alimentar, organizando uma dieta eficiente e com alimentos nutritivos e saudáveis, é a opção ideal para que a pessoa venha a corrigir este tipo de obesidade.

Obesidade Comportamental

Nesta categoria estão as práticas comportamentais, seja sedentarismo até mesmo a maneira de comer (depressa demais, poucas vezes ao dia e etc).

Para corrigir isso é preciso levar em consideração a rotina comportamental e fazer uma avaliação, tomando atitudes para fins de regularizar. É muito comum ter excelentes resultado frente à diminuição da obesidade apenas corrigindo os hábitos comportamentais.

Obesidade Psicológica

Aqui você encontrará uma categoria de pessoas com dificuldades envolvendo sentimentos, seja de aflição, estresse, mágoa, ressentimento, solidão até mesmo paixão não correspondida. Fatores como esses acabam por desencadear um tipo de obesidade, a famosa psicológica.

Estas dificuldades irão desenvolver um comportamento obeso (na maioria das vezes), passando a se alimentar constantemente (leia-se: o tempo todo).

O ideal, nestes casos, é procurar o auxílio de um psicólogo ou profissional da área para tratar as dificuldades, consequentemente, irá reduzir a ânsia e atitudes que desencadeiam a obesidade.

Quais os tipos de obesidade lhe incomodam? Espero que nenhum! Comente.

Veja Também

Obesidade Mórbida

6 Maneiras de Combater a Obesidade Mórbida

Descubra 6 maneiras de combater a obesidade mórbida e preveni-la. A obesidade mórbida é sério, ...

1 Comentário

  1. Juliano Cesar Chumann

    A obesidade mórbida é quando o IMC (índice de massa corporal) é igual ou maior a 40 kg/m², que corresponde a um tipo de obesidade classificada como grau 3. A este nível o excesso de peso coloca em risco a vida do indivíduo.

    Para combater a obesidade mórbida, recomenda-se um acompanhamento médico e nutricional para obter a redução de peso e o tratamento de doenças associadas como diabetes e hipertensão, e em alguns casos pode ser preciso fazer uma cirurgia de redução de estômago.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + 13 =