Início / Emagrecimento / Reeducação alimentar para emagrecer: aprenda como fazer!

Reeducação alimentar para emagrecer: aprenda como fazer!

reeducação alimentar para emagrecer

A reeducação alimentar é fundamental para conseguir perder peso. Está com dificuldades? Veja agora mesmo como começar a reeducação alimentar para perder peso!A reeducação alimentar é o melhor processo para perder peso, evitando dietas radicais e da moda, permitindo que você possa comer de tudo na medida certa. Adotar costumes saudáveis de alimentação é manter a própria saúde, eliminar as gorduras em excesso e trabalhar com mais energia e vitalidade, usando ingredientes naturais para a alimentação e estabelecendo um cardápio bastante variado.

Com uma reeducação alimentar é possível escapar do efeito sanfona, quando você começa uma dieta para perder peso, cansa-se dela, desiste e parte para a alimentação normal ou mesmo para outra dieta. Não se esqueça de que seu metabolismo precisa também ser educado com relação à alimentação.

Reeducação alimentar: Como começar?

A reeducação alimentar só exige de você duas coisas: disciplina e disposição para mudar, abandonando alguns hábitos nocivos e prejudiciais, e claro, policiando seu cardápio, criando pratos diversificados que possam manter a sua saúde em ordem enquanto elimina as gorduras indesejadas.

Já ouviu falar na dieta Dukan? Criamos um texto exclusivo sobre o assunto, veja agora mesmo o cardápio da dieta Dukan.

Quando você precisa emagrecer e começa a fazer qualquer dieta da moda, que seja restritiva com relação a alguns tipos de alimentos, você até consegue perder peso rapidamente. Mas isso também pode prejudicar o seu metabolismo, uma vez que grande parte das dietas acabam provocando perda de líquidos necessários ao organismo e também parte da massa muscular, muitas vezes não atingindo aquilo que você precisa, que é perder gordura.

Seu objetivo além de emagrecer com a reeducação alimentar é ganhar massa muscular? Aproveite para conferir nosso post sobre como ganhar massa muscular!

Nosso organismo, de maneira inconsciente e independente de nosso cérebro, irá analisar uma dieta restritiva como uma ameaça ao seu funcionamento correto. Neste caso, o próprio organismo vai reagir de maneira diferente, guardando e armazenando em forma de gordura o que poderá precisar no futuro, eliminando do organismo nutrientes que podem ser necessários. Em resumo, você deixa o seu metabolismo meio maluco com uma dieta restritiva.

Um dos focos da reeducação alimentar para emagrecer é fazer com que a pessoa se alimente de 3 em 3 horas, justamente para que o organismo, justamente para que o organismo “acostume” com a ideia de que, de pouco em pouco tempo, já receberá comida novamente, sendo desnecessário armazenar gordura.

Claro, para emagrecer, fazer exercícios é fundamental, então não deixe de lado a prática. Outra excelente dica é sempre fazer alongamentos, até mesmo por questão de saúde. Veja todos os motivos do por que fazer exercícios de alongamento.

Para fazer uma reeducação alimentar correta é preciso tomar alguns cuidados, fazendo com que seu organismo entenda que você está trabalhando a seu favor, e não contra, conseguindo assim o objetivo que você quer alcançar com a reeducação alimentar, mantendo o corpo com saúde sem que ele pense que precisa armazenar energia, o que irá fazer com que as gorduras sejam eliminadas aos poucos.

Veja algumas recomendações para fazer a sua Reeducação Alimentar Para Iniciantes:

1. Crie um cardápio semanal bem variado para a reeducação alimentar

Não deixe que lhe faltem nutrientes na reeducação alimentar. Faça, semanalmente, um bom cardápio, tendo à mão alimentos saudáveis e frescos, satisfazendo o seu organismo não só pela variedade quanto pela quantidade correta de nutrientes que você precisa para manter a saúde. O ideal é manter um cardápio sempre muito colorido, variado e com composição equilibrada. Veja mais sobre o assunto no nosso post sobre 7 comidas saudáveis para emagrecer.

cardápio de reeducação alimentar para emagrecer

2. Pense antes na alimentação saudável e depois na reeducação alimentar

Não pense que está ingerindo calorias de mais ou de menos. É fácil saber o quanto precisa se alimentar para manter a saúde, fazendo o cálculo do seu IMC – Índice de Massa Corporal e verificando quanto terá de ingerir de calorias e nutrientes diariamente. Se antes você comia em excesso, acostume-se a uma menor quantidade, comendo exatamente o que precisa para ter energia e vitalidade.

3. Inclua em sua reeducação alimentar para emagrecer os alimentos integrais

Os alimentos integrais possuem muito mais nutrientes do que os refinados, como o trigo e o arroz. Se você incluir no seu cardápio os integrais, terá muito mais energia com menor quantidade de gordura saturadas, tendo também melhores condições para eliminas as toxinas e gorduras que tanto lhe preocupam.

Você pode descobrir mais dicas sobre reeducação alimentar para emagrecer aqui.

4. Os líquidos são importantes e não só na reeducação alimentar

Tomar pelo menos 2 litros de líquidos por dia é essencial para a hidratação do seu organismo e para eliminar as toxinas e gorduras. Evite, no entanto, tomar líquido durante as refeições, deixando pelo menos 30 minutos antes de cada refeição seu estômago bem vazio. Não é necessário tomar somente água: acrescentando chás verdes para emagrecer e outros termogênicos, você terá melhores condições de emagrecer.

5. Faça sempre uma atividade física junto à reeducação alimentar

Você irá ingerir o necessário para ter vitalidade e energia com a reeducação alimentar. Fazendo alguma atividade física, o seu organismo irá perder mais facilmente as gorduras e toxinas que tanto incomodam. Fazendo exercícios, o seu próprio corpo irá requisitar a energia necessária das calorias em excesso, armazenadas nas gorduras. Dentre as melhores práticas de exercícios está correr para emagrecer.

Não se aprisione à dieta, mesmo na reeducação alimentar

Colocando em prática esses procedimentos, em pouco tempo você irá sentir que está perdendo peso e emagrecendo. Não se preocupe em ficar rigidamente preso a uma dieta, tornando-se escravo dela. Alimentação bem regrada deve ser um prazer e não uma obrigação.

O que acha de fazer a reeducação alimentar para emagrecer com saúde? Comente!

Veja Também

Como saber meu peso ideal

Como Saber Meu Peso Ideal – Fórmula e Exemplo

Não sabe o peso ideal? Sem problemas, veja agora mesmo como saber meu peso ideal ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + cinco =