Início / Sua Saúde / Pilates é Qualidade de vida: Conheça tudo!

Pilates é Qualidade de vida: Conheça tudo!

Você quer saber tudo sobre pilates e ainda não encontrou em lugar algum? Criamos o conteúdo mais completo, trazendo os benefícios do pilates, o que é, exercícios para você fazer em casa, cursos e respondemos a dúvida mais comum: Pilates emagrece?

Tudo sobre pilates, benefícios do pilates, exercícios, pilates com bola, equipamentos e pilates no chão, aproveite para emagrecer e melhorar sua postura com esta prática que está ganhando o Brasil
Tudo sobre pilates, benefícios do pilates, exercícios, pilates com bola, equipamentos e pilates no chão, aproveite para emagrecer e melhorar sua postura com esta prática que está ganhando o Brasil

Aproveite agora mesmo para conhecer o conteúdo mais completo da internet sobre Pilates e se torne um adepto desta prática que tem ganhado milhares de praticantes por todo o mundo.

O que é pilates

O pilates foi desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates, enfatizando o equilibro do corpo através da flexibilidade, núcleo de força e consciência. Para executar os exercícios é utilizado o peso do próprio corpo.

Embora as atividades possam ser focadas em regiões mais específicas, acaba-se por trabalhar o corpo todo, vendo-se também, rapidamente, uma melhora na postura.

Por ser exercícios de baixo impacto (leia-se: baixo impacto, não significa pouco eficientes), o pilates permite que pessoas de todas as idades e tamanhos pratiquem, sendo este um dos principais diferenciais que tem atraído tanto público.

A pergunta mais comum: Para que serve pilates?

É normal encontrarmos pessoas perguntando: para que serve o pilates? Posso lhe adiantar, uma infinidade de coisas! Mas vou tratar apenas o que realmente é o foco dos exercícios de pilates:

  • Reeducação corporal;
  • Trabalho de concentração e respiração;
  • Melhorar a postura;
  • Praticar atividades físicas de menos impacto (pessoas com lesões);
  • Para emagrecer: embora não seja o alvo, pilates emagrece sim!
  • Fortalecimento da musculatura e redução das dores no corpo;
  • É ótimo para alongar os músculos;
  • Pessoas com dificuldades motoras;
  • Pessoas com doenças nas articulações como artrite;

Estes são apenas os benefícios as indicações diretas para quem não sabe para que serve o Pilates, mas você encontrará dezenas de benefícios, conforme iremos falar posteriormente.

Pilates Emagrece?

Sim! A resposta é sim, o Pilates emagrece.

Vou dizer que as mudanças principais são a modelação do corpo, melhora na postula e fortalecimento da musculatura, mas você, desde que com uma alimentação correta, terá também a queima de gordura e, consequentemente, irá perder peso.

Para se ter uma ideia, uma sessão de Pilates pode queimar até 450 calorias. Uma partida de vôlei de aproximadamente o mesmo tempo que uma aula de Pilates queima em torno de 420 calorias.

Então sim, emagrece, ainda mais quando mesclado com exercícios aeróbicos como corrida, irá sim facilitar para você emagrecer.

Conheça os 10 Benefícios do Pilates

Vou citar 10 dos principais benefícios de quem pratica Pilates, mas quero frisar, não significa que sejam apenas estes 10, aqui estou listando apenas os principais para não deixar o conteúdo muito extenso.

  1. Melhora a postura;
  2. Diminui as dores, principalmente na lombar e costas;
  3. Melhora no equilíbrio;
  4. Aumenta a força e resistência muscular;
  5. Previne incontinência urinária;
  6. Melhora a respiração;
  7. Emagrece e melhora a boa forma, principalmente modelando o corpo;
  8. Auxilia na recuperação de lesões;
  9. É considerada uma ótima prática para combater o estresse;
  10. Diminui os riscos de desgaste articular e luxações com o passar da idade;

Com estes dez benefícios ficou difícil não começar a praticar, concorda? Vale dizer, a prática de Pilates é muito recomendada para mulheres no período de gestação, claro, devidamente acompanhadas por um profissional.

Como Funciona uma Aula

As aulas de Pilates costumam ser realizadas em duas modalidades, ou no chão ou nos aparelhos (alguns aéreos utilizando-se de molas e faixas de couro). As aulas, que podem ser em grupo ou individual (esta ultima modalidade mais comum) são ministradas por um especialista, normalmente fisioterapeuta (graduado) com especialização em Pilates.

Normalmente, as primeiras aulas de Pilates são para que o aluno e praticante comece a se acostumar com os movimentos, trabalhando acima de tudo a flexibilidade, elasticidade e força, para assim vir a trabalhar de forma mais aprofundada os movimentos.

No primeiro dia de Pilates, o especialista costuma solicitar ao aluno quais são seus objetivos, se existe alguma doença limitante (até para adequar os exercícios a cada caso), assim, o professor irá estabelecer um treino específico para que o aluno atinja o melhor resultado com a prática do Pilates.

Exercícios de Pilates Para Fazer em Casa e na Clínica

Para você que está pensando em começar a fazer Pilates e está em dúvida quais são os exercícios, separamos para você os exercícios de Pilates, alguns que podem ser realizados no conforto da sua casa, menos complexos e com bons resultados, mas claro, se possível, faça com o auxílio de um profissional devidamente registrado.

Exercícios de Pilates no solo

Se você está pensando em fazer Pilates em casa estes podem ser os exercícios certos. No solo, o risco de se machucar é menor, além disso, não é preciso comprar equipamentos de pilates.

Veja o vídeo abaixo de pilates no solo para fazer em casa:

Exercícios de Pilates com bola

Particularmente, acho os exercícios de Pilates com a bola os que mais trazem resultado, quando bem executados forçam bastante, principalmente o abdômen, para quem busca ficar com ele chapado, é o ideal!

Contudo, eu tive muita dificuldade para realizar os exercícios com a bola, hoje consigo fazer sozinho, mas no início não conseguia. Por isso, sugiro que tente fazer apenas se tiver instruções antes quanto a postura corporal. O legal é fazer primeiro umas aulas para pegar o jeito.

Gosto deste vídeo, traz bons exercícios com bola e ao mesmo tempo é explicativo exaustivamente, inclusive quanto a respiração e postura adequada.

Pilates com aparelhos

O pilates com aparelhos é realizado apenas em clínicas, pois exige não apenas o acompanhamento do profissional, mas também o seu auxílio. Também, vale ressaltar que o custo dos equipamentos é elevado. Uma clínica de Pilates bem equipada custará mais de R$ 20 mil reais.

Normalmente, as atividades de Pilates em aparelhos são realizadas de modo aéreo, exigindo muito da postura e força. Destaco também o equilíbrio na prática da execução dos exercícios.

Pilates para gestantes e respectivos exercícios

Para mulheres grávidas o Pilates pode ser a opção para se manter em forma e saudável, com a prática de exercícios leves e efetivos. O Pilates na gravidez é um dos treinamentos mais indicados por médicos e especialistas, claro, com as devidas modificações pelo profissional.

Trazer em imagens como executar os exercícios para gestantes é difícil, até para garantir a execução correta. Por isso separei um vídeo excelente com a execução de exercícios para uma mulher gestante.

Agora que já sabe tudo sobre Pilates, o que acha de começar a praticar e melhorar a sua saúde? Comente!

Veja Também

Obesidade Mórbida

6 Maneiras de Combater a Obesidade Mórbida

Descubra 6 maneiras de combater a obesidade mórbida e preveni-la. A obesidade mórbida é sério, ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 − dois =