Início / Sua Saúde / 6 Maneiras de Combater a Obesidade Mórbida

6 Maneiras de Combater a Obesidade Mórbida

obesidade-morbida

Descubra 6 maneiras de combater a obesidade mórbida e preveni-la. A obesidade mórbida é sério, não custa nada combatê-la! O que está esperando?

Os problemas relacionados a obesidade estão se tornando os mais comuns, e não é para menos, cerca de 3% da população brasileira sofre de obesidade mórbida. Perceba que este dado apenas leva em consideração a obesidade mórbida e não sobre peso ou obesidade infantil quando em estágio inicial (grau 1).

Se você está preocupado com a sua saúde, mesmo que ainda não esteja em estágio de obesidade mórbida e procura se cuidar, diminuir seu peso, percentual de gordura, ter uma vida ativa e saudável, este texto é perfeito para você! Confira agora mesmo 6 maneiras de combater a obesidade mórbida ou prevenir-se quanto à ela!

  1. Você é o que come!

Quantas vezes já ouviu falar “você é o que você come?”. É realmente isto, não adianta esperar “emagrecer” se você se alimenta de forma errada, isso irá aumentar o seu percentual de gordura, manter muitas calorias que não são gastas e, por fim, gerar ainda mais peso (leia-se: gordura e não massa magra).

Se você estiver em um estágio de obesidade mórbida, não será o suficiente “comer certo”, será preciso uma dieta rigorosa, neste caso, busque um especialista, podendo ser um médico endócrino ou um nutricionista.

  1. Cirurgia não resolve tudo! Mas pode ajudar com a Obesidade Mórbida

cirurgia-obesidadeÉ comum encontrarmos pessoas que desejam fazer uma cirurgia com o objetivo de perder barriga, como é o caso da famosa cirurgia bariátrica. De fato, em alguns casos, a cirurgia se torna quase que “obrigatória”, pois o paciente está muito acima do peso e não conseguirá iniciar a prática de exercícios ou até mesmo em virtude de apresentar dificuldades respiratórias.

Contudo, o paciente deve estar ciente de que a cirurgia é apenas um “facilitador”, mas será preciso mudar seus hábitos alimentares e iniciar atividades físicas.

Normalmente, a cirurgia para obesidade mórbida é opção sugerida por especialistas quando se está em um estágio de grau 3 (obesidade mórbida), abaixo disso são utilizadas outras maneiras. Conheça mais em nosso post 5 graus de obesidade e tratamentos correspondentes.

  1. Monte uma Estratégia para Combater a Obesidade Mórbida

Perder peso e, talvez pior ainda, manter o peso ideal, é uma tarefa difícil. Não raras são as vezes que as pessoas acabam por “sucumbir” e voltam a engordar ou deixar de fazer o que precisam.

Uma boa forma de se manter focado é através de uma estratégia/planejamento para combater a obesidade mórbida. Estipule metas a serem alcançadas, dietas, exercícios diários, e siga a risca. Você pode criar um cronograma e fixar em algum local que observe com frequência, juntamente com um “objetivo de vida” que será alcançado caso você perca peso, isso irá incentivá-lo.

Descubra as causas da obesidade, quem sabe ainda dê tempo de evita-las.

  1. Exercícios são a solução mágica para Obesidade Mórbida

Se você quer, definitivamente, resolver o seu problema com peso e obesidade mórbida, os exercícios/atividades físicas são a solução mágica.

A obesidade mórbida ocorre em virtude de um acúmulo de gordura excessiva. Atividades físicas irão queimar calorias, iniciando o processo de emagrecimento. Claro, você deve ter a alimentação adequada, porque senão irá engordar igual. O “cálculo matemático” é assim:

Calorias ingeridas x calorias queimadas = seu peso! (se ingerir mais calorias do que queima, você irá engordar). De forma simplória seria isso.

Um bom exemplo de exercício físico para combater a obesidade é uma corrida para emagrecer, claro, provavelmente você irá iniciar com uma leve caminhada. Fale com seu médico!

  1. Alimentos Termogênicos para Acelerar Metabolismo

Mais uma vez a alimentação, percebe como ela é importante?

Um dos motivos mais comuns de se engordar é justamente o metabolismo desacelerado. Uma boa forma de resolver isso é acrescentando na sua dieta os famosos alimentos termogênicos.

A utilização de alimentos termogênicos irá facilitar a sua perda de peso e até mesmo a manter em um patamar “adequado”, quando você já tiver atingido o seu peso ideal.

alimentos-termogenicos-para-obesidade

Lembre-se também de comer de 3 em 3 horas e tomar bastante água, ajuda à reduzir o apetite e ainda aumenta o metabolismo.

  1. Remédios para Perder Peso e Combater a Obesidade

Se você está com obesidade mórbida e já consultou um médico especialista, é provável que recebeu uma receitinha com remédios para tomar, dentre eles os voltados para reduzir o apetite.

Esta é uma boa opção, principalmente no 1° mês, para que você consiga diminuir a quantidade de calorias ingeridas de forma “menos sofrida”. Caso seu médico não tenha lhe sugerido remédios, pergunte para ele se é possível, no seu quadro clínico, a utilização, e qual é a melhor opção?

Links úteis sobre obesidade:

Pronto para combater a obesidade mórbida com estas 6 maneiras? Comente!

Veja Também

causas da obesidade

5 Causas da sua Obesidade

  Você está sofrendo com a obesidade ou até mesmo sobrepeso? Saber as causas da ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 3 =