Início / Sua Saúde / Obesidade Infantil – Causas e Tratamento

Obesidade Infantil – Causas e Tratamento

Obesidade infantil

Medo da obesidade infantil? Conheça as causas, sintomas, tratamentos e prevenção para o seu filho!

A obesidade infantil é uma condição preocupante e desencadeadora de sérias doenças, dentre elas a diabetes, depressão, distúrbios de sono, problemas no fígado, colesterol alto, hipertensão, dentre outras.

Veja o que é obesidade infantil!

Se o seu filho ou algum familiar sofre desta grave condição de obesidade infantil, comece a se preocupar e buscar soluções para trata-la.

Veja mais sobre a obesidade infantil:

Obesidade Infantil no Brasil e Mundo – Dados Preocupantes

Em 2010, pesquisas apontaram que cerca de 40 milhões de crianças estavam com obesidade infantil no Mundo. Você pode estar pensando que não tem como piorar, mas acredite, tem, pois no Brasil, segundo dados apurados pelo IBGE, 47,6% das crianças entre 5 a 9 anos estão com sobrepeso.

A condição de sobrepeso é caracterizada quando a criança possui seu IMC acima da média de 85% das crianças “saudáveis” da sua idade, já a obesidade infantil se caracteriza quando se está acima de 97% das crianças saudáveis.

Quer saber mais sobre os dados no seu próprio país? Confira nosso post sobre obesidade infantil no Brasil.

É importante esclarecer que é considerada obesidade infantil em crianças de até 12 anos, acima disso é adolescência/adulto.

Agora vem uma situação um tanto “complicada”. Médicos afirmam que o principal “responsável” pela obesidade infantil são os país e o ambiente familiar, o qual irá conduzir todo o sistema alimentar e exercícios físicos praticados pela criança.

“Será mais difícil uma criança ter um estilo de vida saudável se ela tem pais sedentários que comem junk food” – Luiz Vicente Berti, endocrinologista (Hospital São Luiz Itaim, SP)”. Texto de obesidade infantil original.

Você quer que seus filhos e familiares corram este risco?

Acalme-se, existe cura para obesidade infantil.

Causas da Obesidade Infantil

A obesidade infantil pode ocorrer por diversos fatores, contudo, os mais comuns são a má alimentação, sedentarismo, fatores genéticos e até mesmo distúrbios hormonais.

“Você é o que você come” Lembre-se disso.

Embora uma das causas da obesidade infantil possa ser genética, o mesmo não significa que pais com obesidade irão ter filhos obesos ou até mesmo que pais dentro dos padrões de peso não terão filhos com obesidade infantil.

Normalmente, a obesidade infantil decorre do conjunto de fatores, principalmente alimentação inadequada e falta de exercícios.

Especialista Responsável

Por ser um tema bem comum, a obesidade infantil é tratada com pouca importância. Não raras são as vezes que os pais sequer cogitam a possibilidade de levar seus filhos à um especialista para diagnosticá-lo e receber o tratamento adequado.

Mas afinal, em quem você pode levar para avaliar a situação da criança com possível obesidade infantil?

  • Nutricionista;
  • Pediatra;
  • Endocrinologista;
  • Nutrólogo;

Estes especialistas costumam ser os mais adequados e, caso os mesmos não possam lhe dar um diagnóstico eficiente em razão de fatores adversos, com certeza poderão lhe indicar o profissional responsável mais adequado.

Conheça os graus de obesidade.

Obesidade Infantil tem Tratamento?

Sim, a obesidade infantil possui tratamento e, para alguns casos, é bem simples.

alimentação tratamento obesidade infantilO tratamento da obesidade infantil costuma ser realizado através de uma reeducação alimentar e claro, com o aumento da prática de atividades físicas. O ideal é que exista o acompanhamento tanto de um médico (preferencialmente pediatra) e nutricionista.

A maior dificuldade nestes casos é fazer com que a criança realmente se alimente direito e realize as atividades físicas, o que exige “pulso firme” dos pais.

A forma de alimentação e intensidade de exercícios físicos irá depender do estágio/grau da obesidade infantil.

Raríssimos são os casos em que os especialistas aconselham à cirurgia de redução de peso ou até mesmo a prescrição de remédios para redução de apetite.

Conheça mais sobre o tratamento para obesidade.

Se o seu filho estiver em estado avançado de obesidade infantil, sugiro acessar o link abaixo, com uma forma mais “agressiva” de tratamento da obesidade infantil e com resultados em menor espaço de tempo:

TRATAMENTO EXCLUSIVO PARA OBESIDADE INFANTIL

Como Prevenir a Obesidade Infantil

Seu filho ainda não desenvolveu sobrepeso ou desenvolveu, mas, através do tratamento correto, conseguiu trazê-lo para um peso saudável? O ideal é começar a tomar medidas para prevenir a obesidade infantil.

Inicie, desde logo, uma dieta alimentar para a criança, não é preciso nada rigoroso, mas busque cortar as famosas “porcarias”, como é o caso dos produtos muito gordurosos, industrializados (salgadinhos, bolachas recheadas, massas instantâneas e etc).

Matricule-o em atividades físicas, boas opções são os times de futebol/futsal do colégio, lutas, basquete, dança, ballet, são diversas as opções.

exercícios físicos para prevenir o sobrepeso

Evite vocês, pais e pessoas que estejam no convívio, fugir muito de uma alimentação saudável, lembre-se, os principais responsáveis pelas causas da obesidade infantil são os pais e o próprio ambiente em que a criança está inserida.

Criem o hábito de, nos finais de semana (pelo menos), fazer atividades em parques, por exemplo, com certeza aumentará o “gosto/prazer” da criança por exercitar-se. Com estas atitudes, com certeza já terá bons resultados de prevenção de obesidade infantil.

Cuidando a obesidade infantil dos seus filhos? Comente e cadastre seu e-mail para ficar atualizado das nossas dicas!

Veja Também

causas da obesidade

5 Causas da sua Obesidade

  Você está sofrendo com a obesidade ou até mesmo sobrepeso? Saber as causas da ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − dezesseis =