Início / Sua Saúde / 5 Graus de Obesidade e Tratamentos Correspondentes

5 Graus de Obesidade e Tratamentos Correspondentes

Obesidade

Descobrir os graus de obesidade são fundamentais para desenvolver o tratamento adequado. Você conhece o seu? Veja o seu grau de obesidade e o tratamento ideal!A obesidade é categorizada/dividida em graus, são os chamados graus de obesidade. Aprender a identifica-los é fundamental para um tratamento efetivo da obesidade, seja ela infantil, na adolescência ou quando adulto.

Devido a grande importância do tema obesidade, criamos este post exclusivamente sobre os graus de obesidade, mas você pode conferir mais sobre o tema nos posts:

  • Obesidade Infantil;
  • Consequências da obesidade;
  • Causas da Obesidade;

Como a Obesidade é “medida”?

Esta é uma questão importante à se trabalhar, principalmente para aprender sobre os graus de obesidade. Você tem de pensar da seguinte forma:

O que é levado em consideração para determinar o grau de obesidade?

O que é levado em consideração é o famoso IMC, índice de massa corporal. Para saber se uma pessoa está abaixo do peso ideal, em sobrepeso ou em determinado grau de obesidade, é preciso avaliar o seu IMC e comparar.

Veja como calcular o IMC (índice de massa corporal):

Muito se fala no IMC, mas afinal, como calculá-lo? A fórmula é esta:

Peso / altura² = exemplo: 73/ 1,80 x 1,80 (3,24) = 22,5

fórmula imc

Os 5 graus de obesidade

A obesidade é dividida em 5 graus, são eles: peso correto, sobrepeso, obesidade grau 1, obesidade grau 2 e obesidade grau 3.

Vamos conhecer cada grau:

Peso Adequado

O peso adequado, ou também dito como peso normal, é aquele em que o IMC fica entre 18,5 e 24,9.

Sobrepeso

Sobrepeso é o primeiro sinal de que a pessoa precisa começar a se cuidar, é um alerta. Neste caso, praticar atividades físicas e evitar comer “porcarias”, principalmente os industrializados, costuma ser suficiente para que a pessoa já retorne ao peso adequado.

É considerado sobrepeso o IMC de 25 a 29,9.

Obesidade Grau 1

Nesta fase a pessoa passa a ser considerada obesa, ou seja, é considerada uma “doença”, pois a obesidade pode vir a desencadear uma série de problemas:

Leia: consequências da obesidade.

Nesta etapa, a simples prática de exercícios esporadicamente (sair do sedentarismo) já não é mais suficiente, é preciso estabelecer uma rotina de exercícios.

Além disso, iniciar uma reeducação alimentar é fundamental.

Descubra o novo tratamento exclusivo para emagrecer e derrotar a obesidade.

Obesidade Grau 2

O 2 grau de obesidade corresponde ao IMC 35 a 39,9. Neste caso, a pessoa já está bem acima do peso e pode, inclusive, já apresentar sintomas de doenças relacionas em decorrência da obesidade.

IMC 37
Retirado do RBCP ORG

Imagem de uma pessoa com 37 de IMC.

Talvez agora esteja se perguntando, nestes casos, como fazer para retornar aos estágios anteriores de obesidade?

Você precisará fazer uma dieta alimentar rigorosa, com o acompanhamento de um nutricionista e consultar um médico especialista (endócrino). Também, uma rotina de exercícios intensos, provavelmente aeróbicos (para emagrecer). Neste estágio, é preciso se dedicar muito para conseguir perder peso.

Inclusive, dependendo da idade, peso, saúde atual, entre outros fatores, pode vir a ser recomendado pelo médico a utilização de alguns remédios para emagrecer e diminuir o apetite.

Obesidade Grau 3

O último grau de obesidade é o 3, e acredite, nesta fase sua força de vontade tem de ser absurda. Dependendo das suas condições, é provável que receba a orientação de realizar uma cirurgia.

Mesmo que difícil a reversão da obesidade grau 3, um tratamento adequado pode solucionar ou diminuir, conseguindo chegar até o sobrepeso. Conheça o método provado e testado aqui.

Dentre as opções de cirurgias para a obesidade estão as restritivas (Banda Gástrica e Gastroplastica Vertical), e as mistas, as quais ao mesmo tempo restringem os alimentos ingeridos e também restringe a absorção do organismo dos alimentos ingeridos (Cirurgia Fobi-Capella, Derivação Duodenal e Scopinaro). Veja mais sobre operações/cirurgias médicas de obesidade.

Resumo:

Tabela de IMC dos Graus de obesidade

Agora que conhece os graus de obesidade e tratamentos correspondentes, o que acha de se cuidar? Comente!

Veja Também

causas da obesidade

5 Causas da sua Obesidade

  Você está sofrendo com a obesidade ou até mesmo sobrepeso? Saber as causas da ...

1 Comentário

  1. qual o autor desta materia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + dezessete =