Início / Sua Saúde / 5 Causas da sua Obesidade

5 Causas da sua Obesidade

 causas da obesidade

Você está sofrendo com a obesidade ou até mesmo sobrepeso? Saber as causas da obesidade pode ajudar, e muito! Evitá-las é a melhor forma de “estagnar” o ganho de peso e até mesmo perdê-lo.

Quer conhecer as possíveis causas da sua obesidade? Então acompanhe:

  1. A Alimentação é a Causa da Obesidade Mais Comum

A alimentação inadequada é elencada como um dos fatores desencadeadores da obesidade mais frequente, e não é para menos. Ingerir um número de calorias acima do que queima e, ainda pior, através de alimentos que contenham (carboidratos simples ou ruins).

Uma dieta rigorosa, normalmente, toma por base a ingestão de poucos carboidratos e, os ingeridos (para produzir energia e manter nosso “corpo de pé”) são os chamados carboidratos complexos/bons.

Descubra mais sobre carboidratos através do nosso post:

Ainda, você pode gostar: Dieta de Carboidratos.

Uma boa alimentação se resume aos seguintes pontos:

  • Corte de alimentos gordurosos e muito industrializados (ex: massa instantânea, salgadinhos, bolachas recheadas e etc);
  • Busque ingerir apenas os carboidratos bons/complexos;
  • Proteínas são fundamentais para ganhar massa magra e perder peso;
  • Procure inserir alimentos termogênicos na sua dieta, irá melhorar/acelerar o seu metabolismo e facilitar na perda d epeso;
  • Coma de 3 em 3 horas, diminui a ansiedade e ao mesmo tempo acelera o metabolismo;
  • Tome muita água!
  1. Sedentarismo

Outro fator elencado por especialistas como um dos maiores responsáveis pela obesidade é o Sedentarismo. A atividade física é responsável por acelerar o metabolismo e queimar calorias. Lembre-se: o ganho de peso é a ingestão de calorias superior à queima.

Sedentarismo cumulado com uma má alimentação é quase sinônimo de obesidade futura, então, cuidado!

Uma simples caminhada de 20 minutos diários pode ser suficiente para iniciar as atividades físicas. Boas sugestões para quem já é obeso é fazer um trabalho aeróbico, além de práticas como pilates e musculação.

Caso seu peso esteja, por exemplo, grau 2 ou 3 de obesidade, é importante ter um acompanhamento de um profissional, assim obterá melhores resultados e correrá menos riscos de lesões.

Conheça os graus de obesidade.

  1. Fatores Genéticos Podem Ser Causas da Obesidade

Ter histórico de pessoas obesas na família ou até mesmo os país, podem sim ser considerados possíveis causas da obesidade. Na verdade, podemos dizer que é um agravador, pois, caso você mantenha uma alimentação correta e pratique exercícios, dificilmente irá desenvolver obesidade, mesmo que tenha contribuição genética.

  1. Disfunções Hormonais Podem Causar Obesidade

As disfunções hormonais podem ocorrer principalmente na menopausa ou na puberdade, também, no momento da gravidez. Estes são fatores que podem vir a ocasionar a obesidade, mas, desde que a pessoa se cuide e tenha um acompanhamento adequado por profissionais, não será um problema.

  1. Estresse e Ansiedade Como Causas da Obesidade

O estresse é desencadeador número 1 da ansiedade. Quando uma pessoa está ansiosa é comum comer com maior frequência, o que acaba por aumentar as calorias e gordura corporal.

Caso você perceba que este é seu caso, além de tentar se “policiar” para ter uma alimentação regular e praticar exercícios, foque seus esforços em manter-se calma, meditação, pilates e ate mesmo uma consulta médica pode ajudar neste problema.

Links úteis:

Qual das 5 causas de obesidade é a sua? Comente!

Veja Também

Obesidade Mórbida

6 Maneiras de Combater a Obesidade Mórbida

Descubra 6 maneiras de combater a obesidade mórbida e preveni-la. A obesidade mórbida é sério, ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − 1 =