Início / Sua Saúde / Os 05 beneficios do pilates que mudam vidas

Os 05 beneficios do pilates que mudam vidas

benefícios do pilates

Você está pensando em fazer Pilates e ainda não sabe quais serão os benefícios? O pilates é repleto de benefícios para o praticante, trabalhando desde a concentração e respiração até a força muscular. Mas afinal, em que benefícios de forma prática irá resultar ao praticante?!

Posso citar mais de 20 benefícios do pilates, contudo, irei trabalhar apenas os 05 diretos, ou seja, que você perceberá já nos primeiros meses, afinal, é isso que você deseja.

  1. Força e Tonificação da Muscular com Pilates

Um dos principais benefícios do Pilates é justamente a tonificação da musculatura. Devido aos movimentos que exigem, na maior parte das vezes, força e equilíbrio, consegue-se uma tonificação impressionante.

Para você ter uma ideia, veja os seguintes exercícios de pilates:

Os exercícios de pilates exigem força, flexibilidade, equilíbrio e concentração, o que traz diversos benefícios
Os exercícios de pilates exigem força, flexibilidade, equilíbrio e concentração, o que traz diversos benefícios

É possível perceber o equilíbrio e força empregados para manter o movimento com perfeita execução, isso acaba por tonificar a musculatura rapidamente.

  1. Benefícios do Pilates para a Saúde

Você acha que o pilates serve apenas para deixar o corpo bonito? Pelo contrário, a prática do pilates é ótima para prevenir as doenças mais comuns nos brasileiros.

Vamos iniciar pelo estresse. O estresse desencadeia dezenas de outras doenças, dentre elas a hipertensão, depressão e até trombose.

O pilates, por exigir concentração, movimentos de flexibilidade e uma respiração impecável, reduz o cortisol no sangue, a qual é responsável pela reação de estresse generalizado. Vale lembrar que a respiração profunda e a observação rítmica de movimentos/respiração reduz os batimentos cardíacos, acalma a mente/consciência e, por si só, traz uma reação de relaxamento, diminuindo o nível de adrenalina e estresse corporal.

Outra doença comum em nós brasileiros é a osteoporose, ainda mais com o passar dos anos, além de inflamações e inchaço nas articulações. O pilates, devido aos movimentos previamente estudados e desenvolvidos, traz como benefício a prevenção e até mesmo melhora de quem já possui a doença osteoporose.

  1. Modela o Corpo e Deixa o Abdômen Definido

Para quem quer ser “fitness”, o pilates também é uma opção. Devido a contração constante do abdômen um benefício do pilates é a definição e tonificação dos músculos abdominais.

Ainda, por trabalhar diferentes posições, flexibilidade e muita força para manter o equilíbrio, modela o corpo. Muitas mulheres procuram o pilates justamente para diminuir a circunferência da cintura, tornear as pernas, tonificar braços, glúteo e melhorar a postura.

  1. Melhora na Postura

Este talvez seja o benefício do pilates mais importante. Você conseguirá corrigir sua postura, tê-la ereta, melhorar a flexibilidade e acabar com aquelas dores indesejadas na coluna, pescoço, câimbra, pernas e etc.

Caso você tenha problemas sérios de postura, uma boa dica é mesclar o pilates com RPG (Reeducação Postural Global), o qual trabalha especificamente a reeducação da postura corporal.

  1. Pilates Emagrece

Uma sessão de pilates tem um consumo/queima média de 450 calorias, equivalente a uma partida de vôlei pelo mesmo período (420 calorias). Claro, cabe ressaltar que o pilates não é um exercício aeróbico, ou seja, o objetivo não é o emagrecimento, mas, consequentemente, acaba por trazer bons resultados.

Se o seu objetivo é conseguir emagrecer, o ideal é trabalhar o pilates com algum exercício aeróbico. Por exemplo, 2x por semana praticar pilates e 3x por semana corrida, jump ou algo neste sentido.

Lembre-se que a base de tudo é sempre uma boa alimentação e dieta adequada. Por isso, sugiro a leitura do conteúdo sobre Dietas Simples para Emagrecer.

O que achou dos benefícios do pilates? Comente os seus resultados aqui no blog e inspire outras pessoas!

Veja Também

Obesidade Mórbida

6 Maneiras de Combater a Obesidade Mórbida

Descubra 6 maneiras de combater a obesidade mórbida e preveni-la. A obesidade mórbida é sério, ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − 7 =